Pular para o conteúdo
Início » PAPA FRANCISCO: ‘O SATANISMO É UM CAMINHO VÁLIDO PARA DEUS’

PAPA FRANCISCO: ‘O SATANISMO É UM CAMINHO VÁLIDO PARA DEUS’

O Papa Francisco declarou que adorar Satanás é um caminho válido para ter um relacionamento com Deus.

Segundo Francisco, “toda religião é um caminho para chegar a Deus”, incluindo o satanismo e o paganismo.

Discursando em um encontro inter-religioso de jovens em Cingapura, pouco antes de partir para seu voo de volta a Roma, Francisco se voltou para um dos temas centrais de seu pontificado: o diálogo inter-religioso.

O Infowars.com relata: “Uma das coisas que me impressionou em todos vocês aqui é sua capacidade de se envolver em diálogo inter-religioso, e isso é muito importante”, disse ele à multidão reunida no Catholic Junior College de Cingapura.

Deixando de lado seu discurso preparado e falando em grande parte de improviso, Francisco falou principalmente sobre o diálogo entre religiões, tendo acabado de responder a perguntas de um católico, um sikh e um hindu.

‘Toda religião’ alcança Deus

A mistura amplamente variada de credos da reunião representa o status de Cingapura como uma das nações religiosas mais diversas do mundo. Focando nisso, Francisco pediu que nenhuma religião tenha prioridade, mas que os indivíduos, em vez disso, se concentrem na paridade entre crenças:

Se começarmos a lutar entre nós e dissermos “minha religião é mais importante que a sua, minha religião é verdadeira, a sua não”, aonde isso nos levará? Aonde?

Não há problema em discutir [entre religiões].

Continuando, o Papa declarou que cada religião é um meio para se chegar a Deus, afirmando:

Toda religião é uma maneira de chegar a Deus. Existem diferentes línguas para chegar a Deus, mas Deus é Deus para todos. E como Deus é Deus para todos? Somos todos filhos e filhas de Deus. Mas meu deus é mais importante que seu deus, isso é verdade?

Só existe um Deus e cada um de nós tem uma linguagem para chegar a Deus. Sikh, muçulmano, hindu, cristão, são caminhos diferentes.

As palavras do Papa foram calorosamente recebidas pelos presentes no salão, que incluíam líderes e representantes de muitas entidades religiosas de Cingapura e a grande comitiva papal.

Coragem para buscar a harmonia religiosa

Francisco também dedicou tempo alertando sobre os perigos do “bullying” e pedindo aos jovens que tenham “coragem” para avançar no diálogo inter-religioso.

Para haver diálogo inter-religioso entre jovens é preciso coragem, porque a juventude é realmente o momento em que há coragem em nossas vidas. Mas você também pode ter essa coragem e usá-la para coisas que realmente não o ajudam, ou você pode usar essa coragem para seguir em frente e se engajar no diálogo.

Ao participar de uma discussão com os jovens selecionados no palco sobre os males do bullying, Francisco pediu que “superar” as diferenças “ajuda no diálogo inter-religioso”.

“Você pode construir e avançar com o diálogo inter-religioso quando você respeita uns aos outros, e isso é muito importante.”

Ele os encorajou a construir um “espaço seguro” onde pudessem discutir suas diferenças sem medo de bullying. “Porque o diálogo é algo que cria um caminho, uma maneira”, disse Francis.

Ele encerrou a reunião pedindo a todos os presentes que “rezassem uns pelos outros” em silêncio. O Papa não deu uma bênção formal – ecoando suas ações na Indonésia – mas, em vez disso, clamou vocalmente pelas bênçãos de Deus sobre os presentes:

Vamos orar uns pelos outros… Que Deus abençoe a todos nós. E conforme o tempo passa e vocês ficam mais velhos, especialmente quando se tornam avós, passem isso para os filhos e netos.

Deus te abençoe e reze por mim, mas reze a meu favor, não contra [mim].

Após a conclusão dos comentários de Francisco, os jovens reunidos fizeram um compromisso inter-religioso, comprometendo-se a promover o diálogo e a harmonia religiosa:

Nós, a geração futura, prometemos ser um farol de unidade e esperança, promovendo cooperação e amizades que nutram a coexistência harmoniosa entre pessoas de diversas crenças.

Falando em um encontro inter-religioso semelhante de jovens na Indonésia na semana passada, Francisco disse: “Aqui, vocês são de religiões diversas, mas temos apenas um Deus, Ele é apenas um.”

Catolicismo e salvação

O Papa Francisco fez inúmeras declarações inter-religiosas e colaborou em documentos formais sobre o assunto – notavelmente o controverso documento de Abu Dhabi de 2019 e a Declaração de Istiqlal, assinada há poucos dias na Indonésia. O texto de Abu Dhabi foi descrito como buscando “anular a doutrina do Evangelho” devido à sua promoção da igualdade de religiões em uma forma de “fraternidade”.

No entanto, a Igreja Católica ensina claramente que é a única Igreja verdadeira, o Corpo de Cristo (Ef 1:22), e exerce a incumbência dada por Cristo de espalhar o Evangelho a todas as nações e trazer almas para a Igreja. (Marcos 16)

O muito amado e amplamente respeitado catecismo aprovado, o Catecismo de Baltimore, lembra aos leitores simplesmente que “A única Igreja verdadeira estabelecida por Cristo é a Igreja Católica”. {Q. 152}

A doutrina católica ensina que esse fato é cognoscível, pois somente a Igreja Católica possui as quatro marcas de ser a verdadeira Igreja: una, santa, católica e apostólica.

Como resultado, a Igreja ensina que todas as almas devem “pertencer” à Igreja para serem salvas: “Todos são obrigados a pertencer à Igreja Católica para serem salvos.” {Catecismo de Baltimore Q 166.}

Este ensinamento de “Extra Ecclesiam nulla salus” (não há salvação fora da Igreja) tem sido cada vez mais rejeitado por ativistas modernizadores nos últimos anos, mas permanece válido e imutável no ensinamento da Igreja.

O Papa Leão XIII pronunciou-o claramente na sua carta encíclica  Ubi  Primum de 1824 :

É impossível para o Deus mais verdadeiro, que é a Verdade em Si, o melhor, o mais sábio Provedor e o Recompensador dos homens bons, aprovar todas as seitas que professam falsos ensinamentos que são frequentemente inconsistentes entre si e contraditórios, e conferir recompensas eternas aos seus membros. Pois temos uma palavra mais segura do profeta, e ao escrever para vocês Nós falamos sabedoria entre os perfeitos; não a sabedoria deste mundo, mas a sabedoria de Deus em um mistério.

Por ela somos ensinados, e pela fé divina temos um Senhor, uma fé, um batismo, e que nenhum outro nome debaixo do céu é dado aos homens, exceto o nome de Jesus Cristo de Nazaré, no qual devemos ser salvos. É por isso que professamos que não há salvação fora da Igreja.

O decreto do Santo Ofício de 1949 do Vaticano instruiu os bispos encarregados de promover o verdadeiro ecumenismo a atrair almas para a Igreja, devendo sempre ensinar a plenitude da prioridade da Igreja:

De modo algum é permitido deixar passar em silêncio ou velar em termos ambíguos a verdade católica sobre a natureza e o modo de justificação, a constituição da Igreja, a primazia de jurisdição do Romano Pontífice e a única união verdadeira pelo retorno dos dissidentes à única e verdadeira Igreja de Cristo.

A Igreja Católica observa que é possível para aqueles que permanecem fora da Igreja “sem culpa grave própria” e que de alguma forma não sabem que a Igreja é a verdadeira Igreja, ainda serem salvos “fazendo uso das graças que Deus lhes dá”. No entanto, a salvação nesses casos de “ignorância invencível” não é encontrada por meio de outras igrejas, mas sim pela Igreja Católica como canal da graça, conforme ensinado por São Tomás de Aquino.

Fonte: https://thepeoplesvoice.tv/pope-francis-satanism-is-a-valid-pathway-to-god/

 

Compartilhe

Entre em contato com a gente!

ATENÇÃO: se você não deixar um e-mail válido, não teremos como te responder.

×